Dieta Lowcarb – Como funciona?

Tempo de leitura: 4 min

em 20 de junho de 2021

São Muitas pessoas querem e buscam emagrecer através da dieta lowcarb. Para muitas pessoas perder peso é estética, enquanto que para outras é uma questão de vida ou morte, pois muitas vezes a vida depende da eliminação de alguns quilinhos.

Várias opções de dieta são usadas para corrigir o peso. Uma das dietas mais comuns é a dieta baixa em carboidratos, a mais conhecida talvez seja a lowcarb.

 

Principais macronutrientes da dieta lowcarb

 

  • Gorduras

Muitas vezes, atribui-se à gordura um papel importante no excesso de peso devido ao seu conteúdo máximo de calorias. Recentemente, entretanto, a influência da ingestão calórica total da dieta sobre o acúmulo de gordura corporal no corpo foi revisada, e uma influência mais próxima é dada a outros fatores.

As gorduras na quantidade necessária são liberadas do intestino delgado diretamente para a corrente sanguínea na forma de ácidos graxos, após os quais, em seu volume, vão para a construção das membranas celulares e para outras necessidades.

dieta para queima de gordura 300x224 - Dieta Lowcarb - Como funciona?

 

  • Proteína

As proteínas são os principais blocos de construção do nosso corpo. A necessidade de uma quantidade suficiente de proteína é diária, uma vez que ela é gasta constantemente no crescimento e regeneração de órgãos e tecidos do corpo.

Devido à constante renovação das células sanguíneas, muita proteína é consumida para as necessidades de hematopoiese. Uma das características importantes do processo de assimilação de proteínas é seu enorme consumo de energia.

Assim, alimentos proteicos podem ser considerados alimentos com zero ou até mesmo calorias negativas. O excesso de proteína recebida dos alimentos não é absorvido e provoca processos de putrefação nos intestinos.

Aumente sua ingestão de proteínas 300x225 - Dieta Lowcarb - Como funciona?

 

  • Carboidratos

Estes são os principais responsáveis ​​pelo suprimento de energia de toda a vida do corpo. São rápidos possuem uma estrutura mais simples, por isso também são chamados de carboidratos simples e lentos – complexos, para os quais foram chamados de complexos.

imples incluem doces, farinha e alimentos ricos em amido, complexos – cereais, vegetais, ervas. Os carboidratos lentos, sendo absorvidos gradualmente, fornecem glicose à corrente sanguínea, que tem tempo para ser gasta nas necessidades do corpo.

super ebook - Dieta Lowcarb - Como funciona?

A glicose dos carboidratos rápidos causa um aumento acentuado do açúcar no sangue, e o corpo, fugindo da hiperglicemia, ao liberar uma grande quantidade de insulina do pâncreas, envia toda a glicose para os depósitos de gordura.

E os alimentos proteicos não têm nenhum efeito sobre a obesidade. Com base nesses postulados, várias dietas com baixo teor de carboidratos foram desenvolvidas entre elas a lowcarb.

 

Opções de dieta

 

Do ponto de vista da ciência, a opção mais eficaz e, ao mesmo tempo, mais segura é considerada uma dieta lowcarb pobre em carboidratos, na qual os carboidratos simples são totalmente excluídos da dieta.

Para os realmente gulosos, uma quantidade baixíssima de frutas e o uso de um adoçante são permitidos, sendo o mais seguro deles conhecido como Sucralose. A quantidade de carboidratos complexos também é limitada, mas ao mesmo tempo eles estão presentes em quase todos os pratos, na forma de acompanhamentos.

É aconselhável adicionar ervas frescas ou outras fontes de fibra a tantos pratos quanto possível. Cada refeição contém quantidades significativas de proteínas na forma de carne, frango, frutos do mar, leite ou ovos.

É aconselhável fazer uma refeição de 5 a 6 vezes ao dia, em pequenas porções. Esta dieta lowcarb simples permite que você se livre do acúmulo de gordura em excesso, enquanto mantém a massa muscular e uma alta taxa metabólica. Um fator muito positivo é a falta de fome, o que o torna muito confortável com a observância de longo prazo.

 

Alternância de carboidratos

Substitua carboidratos simples por alimentos ricos em fibras para afinar a cintura 300x203 - Dieta Lowcarb - Como funciona?

Para aqueles que procuram obter ganhos mais significativos na perda de gordura, uma dieta baixa em carboidratos chamada rotação de carboidratos é uma opção interessante.

A sua essência reside no fato de todas as refeições serem organizadas de acordo com o princípio dos microciclos. Uma dieta sem carboidratos é seguida por dois dias. No terceiro dia, a quantidade de carboidratos aumenta significativamente.

Durante o quarto dia, uma quantidade intermediária de carboidratos é consumida. Este ciclo de quatro dias é então repetido.

Essa alternância melhora a eficácia da dieta, mas reduz muito a probabilidade de efeitos colaterais negativos inerentes a uma dieta sem carboidratos.

Dependendo das preferências e condições de saúde, é possível compor ciclos de várias durações e a proporção de dias do ciclo pela quantidade de carboidratos.

Por exemplo, um ciclo pode ser assim: 2 dias sem carboidratos, em seguida, 3 dias com uma quantidade moderada de carboidratos.

Em seguida, o ciclo é repetido. Também é possível para um número diferente de dias em cada ciclo. No entanto, essas opções já exigem mais atenção à disciplina alimentar.

 

Conclusão

 

As dietas com baixo teor de carboidratos são a maneira mais eficaz e segura de controlar o peso.g

Na maioria dos casos, para um efeito suficiente, basta excluir os carboidratos rápidos, que não só eliminam o excesso de gordura corporal, mas também previnem e até curam muitas doenças graves.

 

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!