RECEITAS LOW CARB
Low Carb é uma dieta baixa em carboidratos, por definição, limita os carboidratos em sua dieta e se concentra em gorduras boas, vegetais verdes (e outros também) e uma ingestão razoável de proteína.
Dietas pobres em carboidratos e com alto teor de gordura têm sido demonizadas desde a década de 1970 pela mídia e pelos profissionais de saúde.
Na sequência de alguns estudos encomendados por fabricantes agro-alimentares, as autoridades científicas da época transmitiram a ideia de que a ingestão de gordura (e especialmente gordura saturada) causaria doenças cardíacas e aumentaria os níveis de colesterol. Isso é refutado pelos estudos atuais.
Felizmente, os tempos estão mudando e novos estudos científicos estão lentamente restaurando a verdade. Esses estudos sérios afirmam que dietas de baixo carboidrato com alto teor de gordura são mais eficazes do que dietas de baixo carboidrato com baixo teor de gordura.
Cansada das mesmas receitas em sua dieta? Que tal variar? Confira a seguir uma lista de deliciosas receitas low carb para variar no almoço e jantar sem sair da dieta!
BOLINHOS DE VITELA COM TOMATE LOW CARB
- 450 g de vitela picada
- Amêndoa em pó (3 colheres de sopa)
- 1 colher de sopa de gengibre picado
- Abobrinha ralada
- Tomate em cubos
- 1 ovo
- 3 colheres de sopa de salsa fresca picada
Em uma tigela, misture a vitela picada com o pó de amêndoa, gengibre, abobrinha, cebolinha, ovo e, se desejar, salsa. Dê forma a 16 almôndegas usando aproximadamente 45 ml (3 colheres de sopa) da preparação para cada uma.
Em uma frigideira, aqueça um pouco de azeite em fogo médio. Frite as almôndegas por 3 minutos. Adicione os tomates. Cubra e deixe ferver, em seguida, cozinhe em fogo médio-baixo por 10 a 12 minutos.
SALADA GREGA COM FRANGO
- 1 colher de sopa de azeite
- 2 peitos de frango sem pele cortados em tiras
- 3 colheres de sopa de azeite
- 2 colheres de sopa de suco de limão
- 1 colher de chá de açúcar
- 1 dente de alho picado
- 60 ml (1/4 de xícara) de ervas de sua escolha (salsa, hortelã, orégano, manjericão…)
- 18 tomates cereja cortados ao meio
- 150g de queijo minas em cubos
- 1 pimentão amarelo ou laranja cortado em pedaços
- 1/2 cebola roxa cortada em tiras
- sal e pimenta a gosto
Em uma frigideira, aqueça o azeite em fogo médio. Cozinhe as tiras de frango por 3 a 4 minutos de cada lado, até que o interior da carne tenha perdido sua tonalidade rosada. Em uma saladeira, misture os ingredientes do vinagrete. Adicione os ingredientes da salada e as tiras de frango à saladeira. Mexa.
SALADA DE SALMÃO COM GERGELIM
- 600g de bifes de salmão 2,5 cm (1 polegada) de espessura cada, pele removida
- 1 xícara de sementes de chia
- 1 xícara de sementes de gergelim
- 1 clara de ovo batida
- Sal e pimenta a gosto
- 2 xícaras de espinafre
- 2 cebolas verdes fatiadas
- 18 tomates cereja cortados ao meio
Pré-aqueça o forno a 205 ° C. Corte o salmão em 16 cubos. Em uma tigela, misture as sementes de gergelim com as sementes de chia. Em outra tigela, misture os cubos de salmão com a clara de ovo batida. Escorra os cubos de salmão e cubra com a mistura de sementes.
Enfie os cubos de salmão em quatro espetos. Coloque em uma assadeira forrada com papel manteiga. Polvilhe com sal e pimenta. Asse por 10 a 12 minutos. Enquanto isso, coloque o espinafre, cebolinha e tomate cereja em uma tigela. Mexa. Espalhe a salada nos pratos. Enfeite cada porção com um espeto de salmão.
CARNE DE PORCO RECHEADA COM PERA, CHEDDAR E ALECRIM
- 2 peras em cubos
- 1 colher de sopa de alecrim fresco moído
- 450g de lombo de porco
- Queijo cheddar a gosto
- 30 ml (2 colheres de sopa) de azeite
- 1/2 cebola roxa picada
Pré-aqueça o forno a 190 °C. Em uma frigideira grande, aqueça 15 ml (1 colher de sopa) de azeite em fogo médio. Cozinhe as peras e cebola vermelha por 3 a 4 minutos. Adicione água e o alecrim. Aqueça em fogo médio até que o líquido esteja quase completamente reduzido. Reserve e deixe esfriar.
Enquanto isso, corte o lombo de porco ao meio longitudinalmente, sem cortá-lo completamente. Junte o queijo cheddar com a mistura de pera. Coloque o recheio no centro do lombo de porco. Feche e amarre.
Em uma frigideira refratária, aqueça o restante do azeite em fogo médio-alto. Continue assando por 12 a 14 minutos.
BENEFÍCIOS DE UMA DIETA LOW CARB
Vamos dar uma olhada nos benefícios que você pode ter seguindo uma dieta Low Carb ou cetogênica.
1. REGULA SUA PRESSÃO ARTERIAL
Se você estiver sujeito a hipertensão, seguir uma dieta low carb ajudará a regular muito rapidamente sua pressão.
2. CONTROLA O AÇÚCAR NO SANGUE
Ao reduzir drasticamente os carboidratos absorvidos, o nível de açúcar no sangue diminuirá automaticamente e será regulado. O nível de insulina no sangue cairá também (seu pâncreas poderá descansar). E então você terá uma energia constante.
3. SEUS HORMÔNIOS SERÃO EQUILIBRADOS
Algumas mulheres que sofrem de amenorreia (mais menstruações) tiveram seus períodos menstruais regulados com a dieta cetogênica e elas foram capazes de engravidar contra todas as probabilidades. A síndrome do ovário policístico melhora com a dieta estrita de Low Carb (dieta cetogênica).
4. VOCÊ NÃO TERÁ FOME
Uma vez que seu corpo está adaptado para queimar gordura, a dieta low carb é fácil de seguir e pode facilmente tornar-se um estilo de vida: pode ser facilmente suportado por toda a sua vida porque você não passa fome constantemente. A comida é saborosa.
5. VOCÊ SERÁ MENOS PROPENSO A TER INFECÇÕES
Candida albicans é um fermento naturalmente presente em seu intestino que se transforma em um fungo e invade quando as circunstâncias são favoráveis. Esse fungo se alimenta principalmente de açúcar: uma das maneiras mais eficazes de enfraquecê-lo e colocá-lo de volta nos conformes é parar de alimentá-lo e, portanto, interromper completamente o açúcar e os carboidratos.
6. MELHORA DO SISTEMA IMUNOLÓGICO
O início de qualquer doença autoimune é uma inflamação crônica do nosso corpo, favorecida por um intestino poroso. A permeabilidade intestinal ocorre quando o revestimento do intestino delgado está inflamado, danificado e deixa moléculas grandes, não digeridas, favorece bactérias, leveduras e outros invasores através do nosso sangue.
Nosso sistema imunológico reage e provoca inflamação generalizada com uma gama de possíveis sintomas: depressão, dor nas articulações, dores musculares, problemas digestivos, alergias alimentares, eczema, psoríase e outras doenças autoimunes.
Nosso intestino pode se tornar poroso por causa de:
- Nossa dieta: principalmente glúten, produtos lácteos, alimentos processados, açúcar e excesso de álcool.
- Certos medicamentos: corticosteroides, antibióticos, antiácidos …
- Uma infecção do sistema digestivo: úlceras, proliferação de Leveduras, parasitas
- Estresse crônico
- Toxinas em nosso meio ambiente: pesticidas, solventes, produtos domésticos e cosméticos que contenham “hormônios”
- Pouca vitamina D
7. DIMINUIÇÃO NATURAL DO APETITE
Enquanto as dietas habituais obrigam você a consumir suas calorias Durante o dia e evitar a noite (deixando você com fome), as dietas low carb contêm boa gordura, fibra, uma quantidade razoável de proteína e bons nutrientes que nutrem seu corpo e que são capazes de te saciar sustentavelmente.
Os níveis de insulina no seu corpo vão cair automaticamente, o açúcar no sangue vai estabilizar. Você terá muito menos fome e perderá peso naturalmente.
8. REDUÇÃO DA GORDURA ABDOMINAL
Você sabe, essa gordura em torno de seus órgãos internos em sua barriga. A gordura visceral em excesso não é só feia, mas também um indicador de alto risco para a sua saúde, especialmente o seu coração.
Este sobrepeso abdominal é um dos sintomas que acompanham muitas doenças crônicas, tais como: hipertensão, resistência à insulina, doença cardiovascular, baixos níveis de bom colesterol, açúcar elevado no sangue, diabetes tipo 2, acidente vascular cerebral, taxas de triglicerídeos altas, etc…
9. MAIS ENERGIA
Seus níveis de açúcar no sangue se estabilizam e você não precisa passar por fadiga repentina e irreprimível após as refeições. Sua energia é constante porque seu corpo pode usar como fonte de energia sua gordura corporal (quando seu corpo é adaptado para queimar gordura como energia primária, ele pode fazer isso quando quiser).
10. DIMINUIÇÃO DOS TRIGLICERÍDEOS
O principal fator para aumentar os triglicerídeos no sangue é a ingestão excessiva de carboidratos. Um alto nível de triglicérides é um fator de risco para a saúde do seu coração. Se você reduzir os carboidratos em sua dieta, seu nível de triglicérides cairá automaticamente e o risco de ter doenças cardíacas diminuirá.
11. DESAPARECIMENTO DO FLUXO GRÁSTICO
A acidez do seu estômago será regulada e a cárdia (entrada do seu estômago) pode fechar normalmente. Não mais azia.
12. REDUZ INFLAMAÇÕES
A inflamação do seu sistema circulatório (suas artérias e veias) diminuirá, o que reduzirá o risco de desenvolver um problema cardíaco ou doenças cerebrais, como a doença de Alzheimer. De fato, dietas com pouco carboidrato reduzem bastante a inflamação em todo o corpo.
Deixe um comentário